CITAÇÕES EM DESTAQUE: Levi

"A consciência de Deus é a consciência que o homem tem de si mesmo. Como o homem pensa, como ele intenciona assim é o seu Deus. Se o homem é preconceituoso, o seu Deus tem a mesma qualidade, ou os mesmos predicados. A religião projeta em Deus tanto os anseios sublimes como os malévolos do homem." (out 2012)


"O que mais me deixa boquiaberto, nos dias de hoje, é o uso da linguagem religiosa escandalosa para, como no caso da destruição das torres gêmeas nos EUA, justificar o terrorismo abençoado. No caso do atentado de 11 de setembro de 2001, se chegou ao cúmulo de dizer: Deus enviou os aviões para destruir as torres gêmeas, como castigo pelos pecados cometidos pelos americanos.
Os discípulos de Bin Laden oraram em direção à Meca, antes do deus Alá realizar um de seus maiores atentados, para glória do seu nome.
O cristão Bush (o pai), jejuou e orou a Deus, antes de bombardear o Iraque e deixar pelo menos 100.000 mortos.
Eu perguntaria aos confrades:
O homem é um instrumento dos deuses, para tal tipo de violência? Ou Deus, no caso, Alá e Javé, são instrumentos do homem, que os usam (consciente o inconscientemente) para neles projetarem seus instintos de destruição?"

Comentários