CITAÇÕES EM DESTAQUE: Gilberto



16/12/2012

Se existe um inocente em relação aos nossos erros religiosos o ateu é um sério candidato. rsrsrs As religiões definitivamente não foram criadas por deuses....

"Eu posso olhar para o espelho e dizer deus não está ali. Os fatores que me levam a dizer isso são diversos. O sermão da montanha então será impraticável. 
Eu posso olhar para o espelho e ver deus ali refletido. O sermão da montanha então será para os outros viverem. 
Eu posso olhar para o espelho e perguntar ao sujeito que está ali: O que você pode fazer para o mundo ser melhor. Então o sermão da montanha será uma ressonância daquilo que Jesus via em sua frente. E o que parece ser uma norma de conduta é na verdade uma constatação da onde o reino realmente acontece. 
Mas eu posso também quebrar o espelho pra nunca mais ver a imagem que reflete nele. E mentalizar uma imagem pela qual me acomodarei pelo resto da vida como absoluta e acabada em si mesma. A única diferença é que neste caso mesmo que ninguém saiba eu sei que ela foi criada por mim." 


Mas eu prefiro ao contrário de Spinosa dizer:
é preciso aprender a ser amado por Deus que é pura gratuidade! Quanto a segunda parte Jesus sempre saia pela tangente quando se falava da austeridade de Deus no AT . "Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento".
Acho que ele sabiamente não quis dizer o que realmente pensava a respeito do Deus do AT.



Comentários